Brincadeira Corre Cutia


Corre Cutia, na casa da tia
Corre cutia é uma brincadeira definida pela maioria como “pega pega com ciranda” e é típica do Centro-Oeste do Brasil. Sua cantiga varia de acordo com a cultura local e diversas são suas variações, podendo também ser chamada de “Lenço atrás”.
Não sabe-se a origem exata, apenas que esta é considerada uma parlenda e é típica do folclore brasileiro.
COMO BRINCAR:
 Todos devem sentar no chão, formando um círculo. Uma das crianças corre do lado de fora da roda com um lenço ou bola na mão, ao ritmo da ciranda (veja letra abaixo). Ao fim da cantoria, a meninada que está sentada abaixa a cabeça e tapa os olhos com as mãos. Quem está correndo deixa cair o lenço ou bola atrás de um dos sentados. Este deve pegar o lenço e correr atrás de quem o deixou. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perde, fica fora da roda e a brincadeira recomeça. Quem é pego tem de pagar uma prenda, definida pelo grupo.
Letra da música – Uma das muitas versões
Corre cutia

de noite e de dia

Comendo farinha

Na casa da tia

Corre cipó

Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça (o) bonita (o) do meu coração

Criança: Posso jogar?

Roda: Pode!

Criança: Ninguém vai olhar?

Roda: Não!

É um, é dois e é três!


 Sou Kênia, professora da educação infantil há mais de 20 anos. Atualmente trabalho na Emei Vila Leonina, e as brincadeiras populares sempre me acompanharam durante o meu trabalho com as crianças. Gosto muito de usar as brincadeiras cantadas, em especial a corre cutia, por que além de divertir, trabalha a coordenação, a criatividade, a concentração e desenvolve  a interação das crianças. No momento da brincadeira substituí o lenço por  outro objeto.





Fotos arquivo pessoal/ Kenia Rosa/ Emei Vila Leonina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto musicalização no berçário

Eu quero é pular, brincar de roda, amarelinha e adoletá