Diversão de antigamente que ainda hoje encanta
Amarelinha, cabra- cega, barra-manteiga... Brincadeiras que divertiam você, seus pais e avós hoje são parte da cultura popular. Que tal levá-las para a escola?
Os nomes podem até variar de um lugar para outro, mas as brincadeiras populares estão presentes em todo o país. De tão importantes, elas são estudadas por diversos pesquisadores e reunidas em dezenas de livros. Mais comuns no passado ou nas cidades menores, essas brincadeiras ensinam as crianças a aceitar derrotas e, claro, a vibrar com as vitórias. Há opções para crianças a partir dos 4 anos, que já são capazes de seguir regras fáceis. Por volta dos 6 ou 7 anos, jogos mais complicados são sucesso garantido.
Batata Quente
Para não "morrer" com a bola na mão, as crianças precisam se concentrar e coordenar os movimentos ao ritmo da fala.
IDADE: A partir de 4 anos
MATERIAL: Bola
COMO BRINCAR: O grupo fica em círculo, sentado ou em pé dizendo a frase: "Batata quente, quente, quente... queimou!" Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra "queimou" . Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
LEMBRETE: Uma opção é pedir para as crianças mudarem o ritmo com que dizem a frase. As que estão na roda têm que passar a bola de mão em mão mais rápido ou devagar, conforme a fala.
Comentários
Postar um comentário